Como entender o estorno na fatura do meu cartão de crédito?
Antes de iniciarmos a explicação, há algumas informações importantes que você precisa saber:
Ao realizar a compra de um dos nossos planos, o valor TOTAL do plano é descontado do limite de seu cartão de crédito e por isso o valor estornado é calculado em cima do valor total do plano adquirido.
O prazo para cancelamento e estorno pela eduK é de até 10 (dez) dias úteis. Após esse prazo, sua operadora de cartão de crédito tem mais 05 (cinco) dias úteis para disponibilizar o valor estornado em sua fatura.
Agora, vamos ao que interessa: como entender o estorno na fatura do cartão de crédito?
Iremos utilizar um simples exemplo para facilitar o entendimento de como funciona a disponibilização do estorno em sua fatura.
Exemplo: Você adquiriu o plano anual EDUK MAIS e parcelou a compra em quatro parcelas de R$ 89,97 (4 x de R$ R$ 89,97 = R$ 359,88), mas precisou solicitar o cancelamento dele e entrou em contato com nossa Central de Atendimento para fazer esse pedido. Nesse caso, veja como ficará o seu estorno:
Ao solicitar o cancelamento, você receberá o estorno do valor total do plano, mas pode ser que as parcelas continuem sendo lançadas em seu cartão de crédito. Como o valor total do plano foi retirado do limite do seu cartão de crédito, ao receber a devolução o valor, a operadora do cartão pode optar por realizar esse procedimento de duas maneiras:
O valor do estorno é disponibilizado na fatura e as parcelas restantes são adiantadas, assim a quantia devolvida é usada para abater todas as parcelas futuras;
O valor do estorno é disponibilizado em sua fatura, mas o lançamento das parcelas futuras é mantido. Nesse caso, o valor creditado em sua fatura é usado para abater do débito total da fatura do mês no qual o estorno é realizado.
No exemplo, caso a operadora do seu cartão opte pela segunda opção, quando o estorno for realizado, em sua fatura aparecerá tanto o valor estornado acompanhado por um sinal de menos à esquerda dele (- R$ 359,88) quanto o lançamento da parcela 01/04 no valor de R$ 89,97. Então, nos meses seguintes, você verá em sua fatura as demais parcelas até que ocorra o lançamento da parcela 04/04.
Veja a ilustração dessa situação na imagem abaixo:
Em alguns casos, o valor estornado também pode aparecer com a letra C à frente dele (exemplo: R$ 359,88 C). A letra C é a abreviação que as operadoras utilizam para se referirem à palavra _crédito_.
Se ainda tiver dúvidas sobre o método de estorno adotado por sua operadora de cartão de crédito, entre em contato com ela através do número de telefone disponibilizado no verso de seu cartão. 😉
Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, nos envie uma mensagem por chat no link: Falar com o chat ou no e-mail meajuda@eduk.com.br
Ao realizar a compra de um dos nossos planos, o valor TOTAL do plano é descontado do limite de seu cartão de crédito e por isso o valor estornado é calculado em cima do valor total do plano adquirido.
O prazo para cancelamento e estorno pela eduK é de até 10 (dez) dias úteis. Após esse prazo, sua operadora de cartão de crédito tem mais 05 (cinco) dias úteis para disponibilizar o valor estornado em sua fatura.
Agora, vamos ao que interessa: como entender o estorno na fatura do cartão de crédito?
Iremos utilizar um simples exemplo para facilitar o entendimento de como funciona a disponibilização do estorno em sua fatura.
Exemplo: Você adquiriu o plano anual EDUK MAIS e parcelou a compra em quatro parcelas de R$ 89,97 (4 x de R$ R$ 89,97 = R$ 359,88), mas precisou solicitar o cancelamento dele e entrou em contato com nossa Central de Atendimento para fazer esse pedido. Nesse caso, veja como ficará o seu estorno:
Ao solicitar o cancelamento, você receberá o estorno do valor total do plano, mas pode ser que as parcelas continuem sendo lançadas em seu cartão de crédito. Como o valor total do plano foi retirado do limite do seu cartão de crédito, ao receber a devolução o valor, a operadora do cartão pode optar por realizar esse procedimento de duas maneiras:
O valor do estorno é disponibilizado na fatura e as parcelas restantes são adiantadas, assim a quantia devolvida é usada para abater todas as parcelas futuras;
O valor do estorno é disponibilizado em sua fatura, mas o lançamento das parcelas futuras é mantido. Nesse caso, o valor creditado em sua fatura é usado para abater do débito total da fatura do mês no qual o estorno é realizado.
No exemplo, caso a operadora do seu cartão opte pela segunda opção, quando o estorno for realizado, em sua fatura aparecerá tanto o valor estornado acompanhado por um sinal de menos à esquerda dele (- R$ 359,88) quanto o lançamento da parcela 01/04 no valor de R$ 89,97. Então, nos meses seguintes, você verá em sua fatura as demais parcelas até que ocorra o lançamento da parcela 04/04.
Veja a ilustração dessa situação na imagem abaixo:
Em alguns casos, o valor estornado também pode aparecer com a letra C à frente dele (exemplo: R$ 359,88 C). A letra C é a abreviação que as operadoras utilizam para se referirem à palavra _crédito_.
Se ainda tiver dúvidas sobre o método de estorno adotado por sua operadora de cartão de crédito, entre em contato com ela através do número de telefone disponibilizado no verso de seu cartão. 😉
Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, nos envie uma mensagem por chat no link: Falar com o chat ou no e-mail meajuda@eduk.com.br
Atualizado em: 16/04/2024
Obrigado!